segunda-feira, 7 de julho de 2008

Falta Malandragem e Coragem (Parte 01)

Sou atleticano. É. Galo!
Um dia parei para pensar porque torço para este time. Não é nem nunca foi o mais vitorioso. Teve as suas vitórias e glórias, claro. Não é o de maior torcida. É das maiores, senão a mais apaixonada. Pergunte para algum atleticano se não é verdade.
Mas não é questão de tamanho.


Lá pelos meus sete, oito, nove anos? (data exata desse momento eu não tenho), eu ja era atleticano, porque você nasce assim, não tem dessa de virar depois. Mas tem um momento, que se estou certo é por volta dessa época da minha vida que explica porque sou atleticano.
Éder Aleixo.
Éder, nunca conheci ao vivo, mas hoje em dia na tv, parece um cara tranquilo, sereno. Mas quando jogava bola era o diabo. Edmundo era peixe, na língua de Romário.
Nessa época, eu pouco ia a estádios, via muito o futebol da tv. Minha família é de cruzeirenses, daí a razão de poucas visitas ao mineirão quando moleque, acho. Lembro que muitos jogos, eu só via os gols, quando chegava da escola, na hora do almoço, panela de pressão fazendo aquele barulho de "faltam 5 minutos". E foi nesse dia, que se um dia eu tiver de postar algum tipo de depoimento e explicar, "Porquê?", eu vou dar a resposta.
O time jogava contra um rival do interior, campeonato mineiro, acho. Sinceramente, não me lembro muito bem do jogo. Mas lembro o que me chamou atenção. Vejamos, acho que a ordem foi essa:
Éder abre o placar.
O time adversário empata.
Éder de novo.
O outro time de novo.
Éder xinga o time do Galo.
O outro time vira, próximo ao fim da partida.
Éder está puto.
Falta para o Galo.
Isso na época, amigo, é gol de Éder.
Tá no filó!
Éder.
Que sai correndo xingando o time e desce para o vestiário.
O jogo não havia acabado.
Técnico do Galo desesperado.
Põe outro no lugar!
Torcida grita Éder.
Éder Aleixo.
Atleticano.
Como não se vê nos campos ultimamente.
Ah, quem se importa com resultado?
No futebol de hoje, tudo parece lenda.
Principalmente os craques.




p.s.: Para quem se importa, a partida terminou 3x3. Contra quem? Eu sei lá...

Nenhum comentário: